A Paraíba o tempo todo  |

Agricultura aprova projeto que anula demarcação de terra indígena

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (15) o Projeto de Decreto Legislativo 510/08, do deputado Homero Pereira (PR-MT), que anula a demarcação da reserva indígena Maraiwatsede, localizada em Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia (MT).

A área, de 164,241 mil hectares, foi demarcada em 1998 e é questionada por índios xavante e agricultores. O relator na comissão, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), defendeu a aprovação do projeto porque, segundo seu relatório, desde a década de 60 não há mais indígenas vivendo na região.

Terras ocupadas
“A demarcação de terras ocupadas por agricultores e por áreas urbanas consolidadas provoca inúmeros prejuízos sociais e econômicos na região”, declarou Piau em seu relatório.

O deputado de Minas Gerais afirmou ainda que os agricultores supostamente prejudicados não tiveram direito a ampla defesa no processo administrativo que motivou a demarcação.

“Os cidadãos brasileiros que ali desenvolvem suas atividades produtivas e, por meio delas, garantem a sobrevivência deles e de suas famílias, tiveram seu direito de propriedade violado”, concluiu.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de i ser votado pelo Plenário.
 

Agencia Câmara

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe