Termina nesta terça-feira, 31, o prazo para que trabalhadores possam retirar os recursos do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).  Quem trabalha ou trabalhou com carteira assinada pode receber até 998 reais por vínculo trabalhista registrado. Segundo a Caixa Econômica Federal, 36 milhões de pessoas ainda tem recursos para pegar, com um total de 14,8 bilhões de reais disponíveis.

Podem sacar até 998 reais trabalhadores que, até o dia 24 de julho do ano passado, tinham até esse valor em conta. O montante é equivalente ao salário mínimo do ano passado, quando os saques foram liberados por medida provisória e depois viraram lei após aprovação no Congresso Nacional. Se a quantia em cada conta era maior que o mínimo vigente, o trabalhador pode sacar até 500 reais.

Vale lembrar que o limite é por conta. Ou seja, se o trabalhador tiver duas contas, por exemplo, poderá sacar até 1.000 reais, sendo 500 reais de cada uma. O extrato para saber quanto tem para receber pode ser consultado pelo site da Caixa ou aplicativo do fundo. Cada conta do FGTS é criada por vínculo empregatício. Quem tiver mais de um registro em carteira, tem mais de uma conta. Vale lembrar que quem opta pelo saque imediato pode movimentar os recursos normalmente caso seja demitido sem justa causa. O que impossibilita mexer no FGTS é o saque aniversário, que também foi liberado no ano passado e possibilita que, uma vez por ano, o trabalhador saque uma parte do seu fundo,

Até o momento há possibilidade do saque imediato. Porém, o governo federal já sinalizou que deve flexibilizar nova movimentação extra dos recursos dos FGTS para ajudar na movimentação da economia em meio a pandemia do novo coronavírus. Nas últimas semanas, já foram anunciadas a transferências de cotas do PIS/Pasep para a plataforma do Fundo de Garantia e a possibilidade de empresas recolherem o FGTS referente aos meses de março, abril, maio em até seis vezes, sem a incidência de multa.

Veja

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Bolsonaro deixa Brasília de helicóptero e causa aglomeração em lanchonete

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deixou o Palácio do Planalto na manhã deste sábado (30) e voou de helicóptero até Abadiânia, cidade goiana no entorno do Distrito Federal. Bolsonaro visitou uma…

Último sorteio de maio da Mega Sena pagará R$ 38 milhões

Para quem sonha em ficar milionário, essa será a última oportunidade do mês para apostar na sorte grande. A Mega Sena realiza hoje, por volta de 20h, o último concurso…