João Pessoa, 19 de Agosto de 2017

28 de Fevereiro de 2017

Insa promove projetos para a revitalização de matas na PB

Insa promove projetos para a revitalização de matas na PB

 As árvores, além de comporem um cenário verde na paisagem, contribuem significativamente para o meio ambiente. Entretanto, pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), observaram que a Paraíba tem uma carência na flora, pois possui apenas 10% de Mata Atlântica. Apesar disso, a capital João Pessoa ainda se mantém verde, com cerca de 300 mil árvores nos espaços.

A falta delas, em algumas áreas, também leva ao aumento das ondas de calor, provenientes de altas temperaturas. O engenheiro agrônomo, responsável pelo setor de viveiros e coletas de mudas do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), João Macedo Moreira, destacou que o número de árvores, de uma forma geral, tem diminuído ao longo dos anos. Por isso, os projetos de plantação de mudas e revitalização de áreas verdes tornam-se fundamentais para a preservação dos ecossistemas.


A região do Semiárido, onde o Insa é responsável efetivamente, é o lugar que apresenta maiores ilhas de calor e seca, que acontece devido à falta de árvores nessas regiões. Juntamente com uma equipe especializada, o agrônomo realiza visitas em locais onde as mudas nativas são escassas, para fazer o replantio. Nos espaços onde não é viável a plantação de mesmas espécies, são semeados outros tipos de plantas, a fim de suprir a necessidade da área verde.

O instituto distribui mudas nas regiões que estão em processo de desertificação. Algumas das árvores nativas dessas áreas estão, inclusive, em extinção. Portanto o viveiro de mudas, criado pelo instituto é uma opção de arborização no Estado. O chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar), que faz parte da Semam, Anderson Fontes, relatou que há cerca de 250 a 300 mil árvores em áreas viárias no município, que são nas calçadas, quintais e praças. João Pessoa tem 30,67% de área verde.

A área que apresenta menor quantidade de árvores é o bairro de Manaíra, pois apresenta um grande número de prédios e pouca arborização, o que faz com a quantidade de calor cresça mais. Já os bairros mais arborizados são Bancários, Geisel e Bairro dos Estados, pois apresentam árvores nos canteiros centrais.


Redação com assessoria



Enviar Comentário

O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.