João Pessoa, 24 de Novembro de 2017

14 de Novembro de 2017

Ricardo discute crise da democracia durante lançamento de livro de Rubens Pinto Lyra

 Ricardo discute crise da democracia durante lançamento de livro de Rubens Pinto Lyra

O governador Ricardo Coutinho participou do lançamento do livro professor Rubens Pinto Lyra - “Teoria Política e Realidade Brasileira: incidências sobre a conjuntura política atual”, nessa segunda-feira (13), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Na oportunidade, Ricardo destacou a importância da produção literária de Rubens Pinto Lyra para o Estado e fez uma avaliação da conjuntura política atual.


Para Ricardo, o mundo vive uma crescente crise da democracia representativa e essa realidade tem afetado, especialmente, o Brasil em aspectos importantes: no avanço das desigualdades sociais e na desconstrução dos conceitos de liberdade e democracia. O governador destacou que "essa crise da democracia representativa e outros aspectos políticos têm sido muito bem avaliados pelo professor Rubens Pinto Lyra, ao longo de sua trajetória acadêmica".


Rubens Pinto Lyra é doutor em Direito, na área de política e Estado, pela Universidade de Nancy (França-1975), pós-doutor pela Universidade de Picardie (França-1991). Foi professor dos cursos de Pós-Graduação em Sociologia e em Direito da UFPB e do Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Potiguar (RN). Fundou e dirigiu a Associação Brasileira dos Ouvidores e o Fórum Nacional das Ouvidorias Universitárias. Rubens Pinto Lyra é presidente do Centro Brasileiro de Estudos Sociais e Políticos (Cebesp).


Autor ou organizador de mais de 27 livros sobre Política, Socialismo, Democracia e Direto, Rubens Pinto Lyra disse que sua nova obra pode ajudar pesquisadores e estudantes a compreenderem como as teorias políticas mais influentes na história foram arquitetadas, e de que maneira elas determinam a vida política atual, especialmente a brasileira, como no artigo que trata do “estado da arte” dessa democracia e analisa o protagonismo do Poder Judiciário e o do Ministério Público, expondo as limitações e riscos decorrentes do ativismo judicial.


O evento contou com a presença de representantes da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), os deputados estaduais João Gonçalves (PDT), Estela Bezerra (PSB) e Anísio Maia (PT), professores e estudantes universitários que participaram do debate Teoria Política e Realidade Brasileira. A discussão foi coordenada pelo professor Guiseppe Tosi (UFPB), com a participação dos cientistas políticos: José Henrique Artigas Godoy (UFPB) e Marcos Costa Lima (UFPE), bem como o governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho.




Redação com Secom-PB



Enviar Comentário

O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.