João Pessoa, 20 de Novembro de 2017

06 de Novembro de 2017

Elevado nº de animais nas ruas de JP

Elevado nº de animais nas ruas de JP

 Mordidas de animais como cachorros, gatos e morcegos levam em média 600 pessoas por mês a procurar o Centro Municipal de Imunização de João Pessoa. O local é o único da cidade a atender esse tipo de caso realizando a vacinação antirrábica em humanos. A coordenadora do Centro, Rosa Virgínia Fernandes, afirmou que no período de vacinação antirrábica em animais a procura aumenta, porque muitos trabalhadores da campanha são mordidos.

“Às vezes o dono não segura direito, o animal acaba mordendo e o funcionário também não se preocupa em pegar o telefone da pessoa. Já conversamos com o Zoonoses para orientar esses trabalhadores a sempre pedir o telefone da pessoa”, afirmou, acrescentando que é importante ligar depois para saber se o animal ficou doente. Rosa explicou que ao sofrer uma mordida, o primeiro passo é procurar o Centro. “Não adianta ir ao Hospital Edson Ramalho, não adianta ir ao Arlinda Marques, porque vão encaminhar para cá. Esse serviço só é oferecido aqui”, disse.

Ela destacou que os ferimentos dessa natureza não devem ser fechados com nenhum tipo de curativo, apenas lavados com água e sabão, e que é essencial procurar o serviço independente de o animal ser vacinado ou não, até porque os ataques de animais são de notificação compulsória.

Nos casos de ferimentos em extremidades como rosto, mãos e pés – áreas consideradas de risco pelo Ministério da Saúde – é necessário tomar a vacina, independente do estado de saúde do animal, seja ele vacinado ou não.


Redação



Enviar Comentário

O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.