João Pessoa, 23 de Agosto de 2017

03 de Março de 2017

Vazamento pode atrasar chegada das águas à Paraíba

Vazamento pode atrasar chegada das águas à Paraíba

Na manhã desta sexta-feira (03), um princípio de rompimento foi registrado em parte da estrutura da barragem de Barreiro, na cidade de Sertânia, em Pernambuco. Com o rompimento, muita água vazou e de acordo com informações pode haver o atraso da chegada da Transposição à Paraíba. O ponto onde aconteceu o princípio de rompimento é o último a receber as águas da transposição antes de chegarem no açude de Poções, em Monteiro.


O Ministério da Integração, confirmou o vazamento e por meio de nota oficial, informou que técnicos estão trabalhando para que a água seja contida. A nota ainda afirma que as famílias residentes nas proximidades foram alertadas.


No último dia 27, o vereador de Campina Grande, Olímpio Oliveira (PMDB) ao visitar a chegada das águas da Transposição no município de Sertânia, já havia alertado sobre possibilidade de rompimento das paredes das barragens devido a não concretagem.


"O meu olhar fiscalizador vai além do olhar contemplativo. Observei que há um esforço concentrado para que as águas cheguem na Paraíba o mais urgente possível. O que é muito bom e necessário. Diante da urgência de a água chegar a Boqueirão, alguns trechos do Canal não foram concretados nem tratados para evitar a erosão”, afirmou à época.


Veja a nota do Ministério da Integração na íntegra:


O Ministério da Integração Nacional vem a público informar que registrou na manhã desta sexta-feira (3) um vazamento no reservatório Barreiro, localizado em Sertânia (PE), entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.




Técnicos das empresas responsáveis pelas obras do Projeto São Francisco na região estão em campo tomando todas as medidas necessárias para fazer a contenção da água. Até o momento não foi identificado nenhum risco estrutural ao reservatório.




As comunidades do entorno estão sendo alertadas sobre medidas de segurança por técnicos da área Ambiental e de Fiscalização do Projeto São Francisco.




O Ministério da Integração reforça a moradores de áreas rurais na região de abrangência o pedido para estarem alertas e seguirem as orientações fornecidas por equipes técnicas.


PB Agora  




Enviar Comentário

O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.