João Pessoa, 19 de Agosto de 2017

24 de Novembro de 2014

Especialista prevê anos de seca na Paraíba e redução de Boqueirão

Especialista  prevê anos de seca na Paraíba e redução de Boqueirão

 O renomado professor da Universidade da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com doutorado na Alemanha Janiro Costa Rêgo, publicou em um Congresso Cientifico um artigo em que ele faz uma previsão de seca para os próximos anos na Paraíba. Segundo ele, de 1989 até 2003 o Açude Epitácio Pessoa não extravasou nenhuma vez, sendo que em 15 anos foram registrados três episódios de racionamento em Campina Grande.

“Em 2004, durante 15 dias choveu o suficiente para o reservatório transbordar, enchendo também Acauã”, lembrou o professor doutor da UFCG. O especialista destacou que após esse sangramento o açude Epitácio Pessoa sangrou durante seguidos anos, chegando ao ponto de extravasar água de forma historicamente inédita até setembro de 2011, fora da época das chuvas. “Eis que a seca se instala em 2012. Foi quando escrevi um artigo mostrando que temia a repetição da série de anos secos, como aconteceu de 1989 a 2003.”

Para Janiro Costa Rêgo está cientificamente comprovada a existência de séries de anos secos e de cheias no Nordeste. “Será que estamos entrando num período idêntico ao que nos assolou por 15 anos?”. O especialista em Gestão de Águas já tinha recomendado ao governador três providências para evitar o colapso no abastecimento de água na Rainha da Borborema como nas demais cidades abastecidas pelo manancial, como a suspensão da irrigação predatória, a redução das perdas de água da Cagepa e promover a racionalização do consumo.

Principal responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa hoje se encontra com 101,698,308 milhões de metros cúbicos de água acumulada, o que representa pouco mais de 24% de sua total capacidade. 

Redação



Enviar Comentário

O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.