João Pessoa, 24 de Setembro de 2017

06 de Junho de 2013

Português é 5ª língua mais falada na net

 Português é 5ª língua mais falada na net

Dados divulgados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) apontam que a Língua Portuguesa é o quinto idioma mais usado na internet, ficando atrás do inglês (565 milhões de usuários), do chinês (510 milhões), do espanhol (165 milhões) e do japonês (102,9 milhões). As informações são referentes ao ano de 2011.

Segundo a UIT, mais de 82,5 milhões de pessoas utilizam o idioma para se comunicar e navegar pela web.A pesquisa mostra o português à frente do alemão, do árabe, do francês, do russo e do coreano, perdendo para o japonês, pela diferença de 16,59 milhões de usuários. Para a organização, a justificativa para o aumento no número de usuários está na expansão da internet no Brasil nos últimos dez anos.

 

Crescimento

O crescimento do português na internet no período entre 2000 e 2011 foi 990,1%, o quarto maior crescimento entre as dez línguas mais utilizadas na web. O árabe teve o maior crescimento (2.501%), seguido pelo russo (1.825%) e pelo chinês (1.478%). O menor crescimento foi registrado pelo inglês, que teve um aumento de 1,4% entre os usuários que falam o idioma. Em geral, a internet cresceu 481,7% no período e é acessada por 2,099 bilhões de pessoas.

Um dado que merece atenção é que, apesar do baixo crescimento, o inglês permanece em primeiro lugar como a língua mais usada na internet há mais de dez anos. A pesquisa revela que o idioma está ameaçado pela língua chinesa, utilizada por 510 milhões (24,2%).

 

Outro dado curioso informado pela pesquisa diz respeito ao volume de conexão. Dentre as dez línguas mais usadas na web, as populações que falam alemão e japonês são as mais conectadas do mundo, respectivamente, com 79,5% e 78,4% dos usuários com acesso à internet. Em terceiro lugar estão os que falam coreano, com 55,2% de sua população conectada, e os que falam inglês com 43,4% de acesso à internet. Os falantes de português estão em sétimo, com 32,5% das pessoas com acesso à web.

 

Yahoo



Enviar Comentário

O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.