12 de Setembro de 2012
Revisor do mensalão inocenta duas acusadas por lavagem de dinheiro
Revisor do mensalão inocenta duas acusadas por lavagem de dinheiro
Revisor do processo do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Ricardo Lewandowski inocentou nesta quarta-feira (12) Geiza Dias, gerente da agência de publicidade do empresário Marcos Valério, e a ex-diretora do Banco Rural Ayanna Tenório, da acusação de lavagem de dinheiro.
Lewandoswski ainda não concluiu seu voto e precisa analisar a denúncia contra outros oito réus. O revisor justificou que não há provas contra as duas.
O relator do processo, Joaquim Barbosa, condenou Geiza e outros oito réus e absolveu Ayanna.
Ao todo, nesta parte do processo, são denunciados 10 réus dos núcleos financeiros e publicitário.
O relator acolheu a denúncia e apontou que as agências de Valério e o Banco Rural participaram de um esquema de lavagem de dinheiro usado no pagamento a parlamentares e partidos políticos.
Para o revisor, no entanto, não há provas de que elas tinham envolvimento com o grupo.
O ministro disse que ela era "absolutamente subalterna" e que ganhava pouco mais de R$ 1.000. "É o salário hoje de uma empregada doméstica", diz o ministro.
E completou: "Quem lava dinheiro, quem pratica o crime de branqueamento de capitais, age às escondidas e não usa e-mail corporativo, não manda beijos e abraços, não se coloca a disposição para esclarecimentos adicionais", disse.
Lewandowski apontou que o Ministério Público "não provou satisfatoriamente que ela tinha ciência de que estava praticando".
BATE-BOCA
A divergência sobre a condenação ou não de Geiza provocou um novo embate entre Barbosa e Lewandowski. O revisor citava argumentos da defesa quando Barbosa começou a reclamar.
Antes, o revisor chegou a falar que o julgamento não era ortodoxo.
"Isso não é academia. Estamos para examinar fatos e darmos decisão. Não estou entendendo Vamos parar com esse jogo de intrigas", disse.
O revisor reagiu: "quer que pare de examinar as provas?"
Barbosa respondeu: "faça seu voto de maneira sóbria, só isso".
O relator questionou a fala do revisor sobre o julgamento não ser ortodoxo e disse os dois têm estilos diferentes.
Diante do desgaste, Lewandowwki baixou o tom do debate e passou a fazer uma série de elogios a Barbosa. O revisor afirmou que sua função é um segundo olhar e que não pretende dar lição aos colegas.
Folha
Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.
O PBAgora se integrou ao Twitter.
Através desta rede social, você poderá também participar e dar sua opinião. Para isso, basta seguir o @portal_pbagora e dar um retweet no link da notícia ou digitar no campo de mensagens logo abaixo.
Para efetivar o tweet, é necessário você ter uma conta no Twitter. Portanto, após clicar no botão Tweet abaixo, você será redirecionado para sua página do Twitter, onde você precisará confimar o envio apertando novamente em Tweet. Se você não estiver logado no Twitter, será necessário fazer o login antes da confirmação.
Gratos pela atenção,
Equipe Portal PBAgora
x Fechar
Essa notícia ainda não possui comentários.



» Vital saúda as mães paraibanas pelo dia
» Chinesa Lifan lança o utilitário X60 e entra na briga com a Ecosport, Duster e Tuscon
» Belo tem promoção para torcedor
