03 de Agosto de 2012
Operação embarga 116 hectares de desmatamentos ilegais
Operação Borborema II embarga 116 hectares de desmatamentos ilegais no bioma caatinga na PB
A Superintendência do Ibama na Paraíba reealizou, entre os dias 18 e 27 de julho, a Operação Borborema II, de combate ao desmatamento ilegal da caatinga e outros crimes ambientais nas regiões paraibanas do Curimataú, Cariri e Sertão. O foco principal da fiscalização foi em indicativos de desmatamentos detectados por meio da análise de imagens de satélites feita pelo Núcleo de Geoprocessamento do Ibama na Paraíba.
Doze áreas onde a caatinga foi destruída sem autorização, somando 116,7 hectares, tiveram os responsáveis autuados e as atividades embargadas, tendo em vista a regeneração da vegetação nativa. As multas aplicadas durante a operação totalizaram R$ 120 mil.
Além dos desmatamentos ilegais, a Operação Borborema II também verificou o cumprimento de embargos de atividades feitos em operações anteriores e atendeu denúncias da Linha Verde (0800 61 8080). Dois empreendimentos de extração de argila e areia que funcionavam sem licenciamento ambiental foram autuados e embargados em São João do Rio do Peixe e em Marizópolis.
As equipes de fiscalização também realizaram barreiras em áreas onde há denúncias de caça, nos municípios de Passagem, Areia de Baraúnas e Quixaba, para coibir a prática ilegal. 15 aves silvestres recém capturadas que foram encontradas em cativeiros ilegais foram soltas pelos agentes ambientais federais em seus habitats.
Na avaliação do coordenador da operação, o analista ambiental Jaime Pereira, ?a presença constante da fiscalização nas regiões do Sertão, Cariri e Curimataú é necessária para inibir a prática dos ilícitos contra o meio ambiente, em especial do desmatamento criminoso da caatinga e a caça predatória, que tem consequências severas para toda a população.?
A Operação Borborema II faz parte do Planejamento Nacional Anual de Proteção Ambiental do Ibama (Pnapa).
Redação com Assessoria
Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.
O PBAgora se integrou ao Twitter.
Através desta rede social, você poderá também participar e dar sua opinião. Para isso, basta seguir o @portal_pbagora e dar um retweet no link da notícia ou digitar no campo de mensagens logo abaixo.
Para efetivar o tweet, é necessário você ter uma conta no Twitter. Portanto, após clicar no botão Tweet abaixo, você será redirecionado para sua página do Twitter, onde você precisará confimar o envio apertando novamente em Tweet. Se você não estiver logado no Twitter, será necessário fazer o login antes da confirmação.
Gratos pela atenção,
Equipe Portal PBAgora
x Fechar
Essa notícia ainda não possui comentários.



» Deputado denuncia ‘sumiço’ de prefeito do 4º maior colégio eleitoral da Paraíba
» Chinesa Lifan lança o utilitário X60 e entra na briga com a Ecosport, Duster e Tuscon
» UFPB decide extinguir Processo Seletivo Seriado a partir de 2014
