João Pessoa, 25 de Julho de 2014

20 de Abril de 2012

Cendac e Funcep inscrevem para curso de cuidador de idosos em CG

Cendac e Funcep inscrevem para curso de cuidador de idosos em CG

Uma profissão que vem crescendo a cada ano no Brasil é a de cuidador de idosos**.**Por isso, o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), em parceria com o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep), e com apoio do Governo do Estado, abrirá na segunda (23) inscrições para o curso de cuidador de idosos em Campina Grande.

Serão duas turmas com 25 alunos nos turnos manhã e tarde. A duração do curso será de 50 dias e o aluno sai capacitado e com certificado profissional pronto para entrar no mercado de trabalho.

Entende-se por cuidador, a pessoa que cuida, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação da pessoa atendida. A profissão não é nova, sempre existiu e vem se desenvolvendo nos últimos tempos. Ocuidador de idosos não tem como responsabilidade o cuidado da casa, e sim do idoso para quem vai trabalhar.

**Atitude e afetividade** – A capacitação dos cuidadores de idosos tem papel fundamental quando se fala em promoção de saúde e ação preventiva, evitando-se internações e asilamento. "Cuidar é uma atitude. Se faz necessário o conhecimento, tendo muita responsabilidade sem esquecer a afetividade entre seres humanos. O cuidador precisa, antes de tudo, querer se cuidar para então cuidar de um outro, um semelhante, mas não igual, que temporariamente está incapacitado funcionalmente. Só o ato de zelar, só o trabalho, não faz um”, explica a coordenadora do Cendac em Campina Grande, Manuelle Mabrinni.

Cuidador de idosos é uma profissão reconhecida e inserida na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego com o Código 5162-10 (cuidador de pessoas idosas e dependentes e cuidador de idosos institucional). Esta capacitação profissional também é exigida aos que trabalham em instituições de longa permanência para idosos.

Os interessados no curso devem procurar a sede do Cendac em Campina Grande, ter mais de 18 anos, está cursando ou ter concluído o ensino médio. O curso é gratuito e o aluno receberá todo o material didático, vale transporte e alimentação. A sede do Cendac em Campina Grande fica na Rua Padre Ibiapina, 114 – Centro (telefone (83) 3322-3109).


Secom-PB

Enviar Comentário

Em respeito à legislação eleitoral, o portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.