João Pessoa, 19 de Agosto de 2017

02 de Fevereiro de 2012

Mulheres manifestam apoio à pré-candidatura de Estelizabel Bezerra

Mulheres manifestam apoio à pré-candidatura de Estelizabel Bezerra

Mulheres manifestam apoio à pré-candidatura de Estelizabel Bezerra

Uma representação de mulheres de vários setores pessoenses entregou na tarde desta quarta-feira (02), na sede do PSB, um manifesto de apoio à pré-candidatura à prefeita de João Pessoa, Estelizabel Bezerra. Assinaram o manifesto mais de 300 mulheres de diferentes espaços da sociedade, entre feministas, educadoras, partidárias e lideranças comunitárias.

De acordo com Valdenice Silvino, feminista e liderança comunitária, o objetivo do manifesto é expressar o apoio e o compromisso com uma candidatura que dialoga e que representa as bandeiras de luta das mulheres. “A história dos movimentos sociais locais se confundem com a história de vida de Estelizabel. Estamos felizes, mas também dispostas a construir a vitória, porque Estelizabel nos representa e é capacitada para estar a frente da gestão municipal”, destacou Valdenice.

Estiveram presentes para receber oficialmente o documento o Presidente Municipal do PSB, Ronaldo Barbosa, a Secretária Municipal de Mulheres do PSB, Mãe Renilda, a Secretária Estadual de Mulheres do PSB, Valquíria Alencar, a Vereadora Sandra Marrocos e a pré-candidata Estelizabel Bezerra. “Não temos dúvidas que escolhemos a pessoa certa. A cidade é feminina e as políticas também tem um lado subjetivo que só a luta das mulheres sabe bem trabalhar. E Estelizabel veio da luta e representa bem esse projeto que vem mudando a cara de João Pessoa”, afirmou Ronaldo Barbosa.

O manifesto faz uma rápida apresentação da trajetória política da pré-candidata e de sua defesa dos Direitos humanos, passando pela reflexão das mulheres nos espaços de poder e por fim, declara apoio e compromisso com a candidatura. “Não queremos que o debate dos direitos humanos seja desqualificado. Acreditamos que ela governará João Pessoa, com competência e contemplando toda a população”, ressaltou Cízia Romeu, militante feminista.

Para Estelizabel, esse tipo de manifestação é que tem força e condições de reais transformações e vitórias. “Somos fortes, principalmente, porque não perdemos os nossos princípios. Não vamos deixar que seja usado contra nós o melhor que temos, a defesa dos direitos humanos”, enfatizou a pré-candidata, que ainda agradeceu a confiança e a solidariedade das mulheres.

Confira na íntegra o texto do Manifesto das Mulheres em apoio à Candidatura de Estelizabel Bezerra de Souza

Nós, cidadãs e cidadãos da cidade de João Pessoa, militantes e participantes de diferentes espaços sociais públicos e privados, vimos a público manifestar nosso apoio à candidatura de Estelizabel Bezerra de Sousa ao governo municipal de João Pessoa.

Estelizabel Bezerra de Sousa, mulher, feminista, nascida em João Pessoa possui uma trajetória Política advinda das lutas do movimento cultural, do movimento de mulheres e de constante diálogo com os movimentos sociais. Sua história é marcada por processos que primam pela transparência e que valorizam a construção coletiva e a participação de todos e todas. É importante registrar que, além de vir de uma atuação bem sucedida na sociedade civil, Estelizabel vem servindo há anos no executivo municipal, atualmente como Secretária de Planejamento, o que a qualifica cabalmente para pleitear o cargo de Prefeita.

Antes mesmo de ser vinculada a um partido político, ela sempre se comprometeu com a pauta de defesa dos direitos humanos, condição essencial para avançarmos na ampliação da democracia em nosso país. Embora não tenha em sua trajetória a presença na política partidária, sua prática cidadã traz os elementos que a credenciam e qualificam como gestora e candidata em condições de gerir a coisa pública tendo como valores a equidade, a ética e a justiça social. Entretanto, essa peculiaridade de não fazer parte do tradicional jogo político em nosso estado tem sido usada para desacreditá-la como cidadã em condições de ser candidata a prefeita.

A luta em defesa e proteção direitos humanos de todas as pessoas faz parte da pauta do movimento feminista, do movimento negro, LGBT e de tantos outros que têm o compromisso com sujeitos que, historicamente, são excluídos e tem seus direitos ameaçados e violados em nossa sociedade. Neste sentido, reconhecemos que a necessidade e urgência de enfrentamento ao machismo, ao racismo, ao preconceito, à discriminação e a qualquer forma de violência são bandeiras de sua trajetória Política que devem ser defendidas e constar na agenda pública.

Nas últimas eleições presidenciais, o Brasil assistiu a então candidata Dilma Roussef ser desqualificada por sua condição de mulher, tendo que provar a todo momento sua capacidade e competência como gestora. Na realidade local, observamos mecanismos semelhantes em relação à candidatura de Estelizabel Bezerra de Sousa, o que é lamentável porque tal prática dos opositores desconsidera a capacidade de reflexão da população pessoense em relação ao que é realmente importante em um projeto para governar a cidade.

Os debates sobre temas como aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo e religião devem ser tratados junto à opinião pública e à sociedade com seriedade e não utilizados como trampolim para escamotear os interesses de pessoas ou grupos conservadores. A desqualificação moral é o último recurso a que pode regredir uma campanha e esta prática não constrói uma cidade nem uma sociedade melhor. E temos certeza de que a população de João Pessoa não se deixará levar por este tipo de discurso.

Por que é tão ameaçador uma mulher concorrer à presidência, à prefeitura de João Pessoa, à liderança de uma associação comunitária ou de um sindicato? O lugar das mulheres na sociedade é o mesmo lugar dos homens. Na política, também. Ampliar a participação das mulheres em todas as esferas da sociedade é uma condição legítima para garantir a concretização da democracia e da justiça social. Afinal, as mulheres constroem nosso estado e nossa João Pessoa cotidianamente, movimentando a economia, gerando renda e chefiando a maioria das famílias. Estelizabel é uma dessas mulheres que, sem pertencer a uma família tradicional, chega à arena política em condições reais de vencer.

Por essas razões, manifestamos nosso apoio a Estelizabel Bezerra de Sousa, que teve a coragem de aceitar o desafio de disputar o governo de nossa amada João Pessoa. Acreditamos que ela governará a capital da Paraíba, com ética e competência, privilegiando toda a população.




Ascom



Enviar Comentário

O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.