João Pessoa, 17 de Dezembro de 2014

21 de Novembro de 2009

Sindicato das Trabalhadoras Domésticas é fundado na Paraíba

Sindicato das Trabalhadoras Domésticas é fundado na Paraíba

Antes tarde do que nunca. Neste domingo, dia 22, o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Paraíba. A Assembleia de fundação acontece no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (SINTRICOM), a partir das 10h, em João Pessoa.

Na Paraíba existem cerca de 117 mil pessoas trabalhando como empregadas domésticas. Desse total mais de 90% são mulheres. Até então, todas essas trabalhadoras podiam contar apenas com Associação das Trabalhadoras Domésticas da grande João Pessoa.

Com o lema “Trabalhadoras Domésticas unidas pela reorganização da política da categoria”, a fundação do sindicato proporcionará à categoria um maior respaldo na relação de trabalho entre empregado e patrão.

Sobre a categoria – De acordo com o Art.1º da Lei 5.859/1972, a empregada doméstica é aquela que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa às pessoas ou à família, em âmbito residencial. São consideradas como empregadas domésticas: cozinheira, governanta, babá, lavadeira, faxineira, motorista particular, enfermeira do lar, jardineiro, copeira e caseiro (quando o sítio ou local de trabalho não possua finalidade lucrativa).  

Da Redação



Enviar Comentário

O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.